Sunday, July 22, 2007

Porque Sociologia da Comunicação continua enquanto eu for um ser Social...enquanto eu Comunicar!

Depois de um ano de Sociologia da Comunicação...


...À parte dos textos construídos para a cadeira, das reflexões sugeridas pelos temas dados, das questões que surgiram de respostas dadas nas aulas, ou das respostas resultantes de perguntas feitas nas aulas...

Estudar Sociologia da Comunicação foi saber que, durante dois semestres de aulas iria ter três horas por semana onde parar para pensar, em tudo o que me rodeia...me envolve, me toca, me faz querer avançar...recuar, passar ao lado...

"levar com a teoria", "respeitar os temas" era só um pretexto para saber os nomes que podia dar ao que ja sabia, ou ao que queria perguntar...era ter um dicionário ou um formulário para avaliar e desmontar cada dia...

Agora que ja acabei a cadeira e que, provavelmente a minha avaliação está ditada, sei que aprendi muito para além da nota que tiver e que, seja qual for, será demasiado elevada tendo em conta tudo o que ainda poderia ter descoberto ou consolidado durante as aulas se tivesse tido MAIS Tempo...ou Paciência...Concentração...Energia...Vontade!

Encontrei um texto que escrevi recentemente numa fase de rescaldo de uma experiência nada positiva, pelo menos até que a apreenda...achei que este pedacinho poderia estar no contexto...

...afinal estamos a falar de Sociologia!

"...Cada dia que passa julgo-me uma pessoa mais culta…diariamente venho aprendendo pequenas e grandes coisas com aqueles com quem me cruzo e, para grande surpresa minha, comigo mesma!

Procuramos chegar ao fim…conhecer os contornos do mundo…esquecemo-nos que mal tocámos as nossas próprias fronteiras.

(...)Erro…autodestruo-me, contesto e volto a errar!"

No comments: