Thursday, July 19, 2007

Suicídio

Suicídio: s.m. acto ou efeito de suicidar-se; morte dada a si mesmo; (fig.) desgraça ou ruína causada a si próprio por falta de juízo, má administração, etc. (do Latim sui, «de si» + -cidiu, de caedere, «matar».)

Resolvi consultar o dicionário da Língua Portuguesa que tenho em casa (já não é muito actual, mas como o suicídio também já não é nada de novo)...como se pode verificar, é um acto, o efeito é a morte que alguém dá a si mesmo...eu diria “provoca” mas parece que dar algo a alguém parece sempre bem! O que mais me surpreendeu nesta definição foi o facto do dicionário adiantar causas para o suicídio!

À parte das formas como se efectuam os suicídios, o que é certo é que anualmente há em todo o Mundo, pessoas que decidem acabar com a sua vida!!! Muitas vezes o suicídio não é uma escolha, e uma saída...

Será o suicídio um acto individual?

A resposta que vou adiantar para a minha pergunta é a minha opinião (pelo menos por agora). Para a construir baseio-me apenas na minha experiência e nas relações que tive anteriormente.

Para mim o suicídio é um "acto social" numa acessão lata da palavra acto...matar não é só pressionar o gatilho, espetar a faca, apertar o pescoço, envenenar...há muitas formas de acabar com a vida que vão para além dos actos!!!

Infelizmente quase toda a gente conhece alguém que pensou, tentou ou cometeu suicídio! Apesar de ser um tema pouco falado na nossa sociedade e não ser frequentemente tema de amigos, creio que a sua presença é uma constante. Não acho que tenhamos de viver obcecados com as incertezas, os medos ou outros sentimentos que nos façam sentir rejeitados. Não acho saudável também que os nossos dias sejam a olhar tudo e todos tentando adivinhar em que momento alguém ao nosso lado pode estar a pensar em suicídio, mas aquilo que se passa à nossa volta tem sim de ser parte da nossa obrigação, e sobretudo junto daqueles com quem convivemos, deve haver uma atenção especial às palavras, aos pequenos gestos, aos olhares, a pequenos indícios de mau estar ou às pequenas “vitaminas” e “anti depressivos” que diariamente podemos levar aos outros.

Talvez por egoísmo, por precaução ou porque até tenho alguma tendência para ficar negativa, não vou reflectir muito mais sobre este tema, tentarei, dentro do que já interiorizei fazer algo onde estou...e porque falar em suicídio implica falar de vida...

“Não fique no meio do caminho” PJK

Anseio de Viver

Pais…

Irmãos…

Avós…

Tios…

Primos…

Amigos…

Escola…

Trabalho…

Trabalho social…



“O importante não é acertar, é ter a coragem de escolher”

Escolhe VIVER!

P.S.: para completar este texto fiz algumas montagens com fotografias que me relembram momentos e pessoas que me fazem manter viva a vontade de viver! por motivos de compatibilidade essas imagens não vão ser inseridas no blog. O meu pedido de desculpas.

No comments: